sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A REVOLUÇÃO FARROUPILHA

As lutas contra os nossos vizinhos platinos (Argentinos e Uruguaios), continuaram ocorrendo mesmo depois da Independência do Brasil.

Essas lutas prejudicaram muito o Rio Grande do Sul, pois causavam prejuízos às atividades econômicas da Província. Os fazendeiros gaúchos estavam descontentes.

Além disso, o governo imperial, cobrava impostos muito elevados sobre a venda do charque, nosso principal produto da época. Isso desagradava os donos de charqueadas, os comerciantes e os próprios fazendeiros, pois todos tinha seus lucros diminuídos.

Para agravar a situação, o Presidente da Província do Rio Grande, escolhido pelo governo imperial, fazia uma péssima administração: as astradas estavam abandonadas, as pontes caindo e a educação esquecida

A insatisfação era quase geral. Muitos gaúchos queria modificar a situação e exigir que o Rio Grande do Sul fosse melhor tratado pelo governo imperial.

no dia 20 de setembro de 1835, muitos gaúchos se revoltaram, iniciando a luta armada com a tomada de Porto Alegre. Obtiveram numerosas vitórias e , em 1836, fundaram a República-grandense, com a capital em Piratini.

A revolta durou 10 anos. Nesse período, ocorreram muitos combates e a luta espalhou-se até santa catarina.

Os revolucionários gaúchos eram liberais, poisdefendiam idéias de liberdade e mudança. Eles eram chamados de farroupilhas ou farrapos.Por isso, a revolta ficou conhecida como GUERRA DOS FARRAPOS OU REVOLUÇÃO FARREOPILHA.

Os farroupilhas eram chefiados por Bento Gonçalves. Eles lutavam contra os ideais legalistas ou imperiais, isto é, contra os defensores do governo imperial.

No final do ano de 1843, chegou ao Rio Grande do Sul o Marechal Luis Alves de Lima e Silva, mais tarde conhecido como Duque de Caxias. Ele veio por ordem de Dom Pedro II, para assumir o comando das tropas imperiais e conseguir a paz com os gaúchos.

Caxias mostrou muita habilidade para conseguir o seu objetivo. Ele propôs condiçõesmuito honrosas para que os gaúchos encarassemos combates.

Finalmete, a paz foi anunciada a 1º de março de 1845 gaúchos reafirmaram sua condição de brasileiros e, desde então, o Rio Grande do Sul passou a ser mais respeitado pelo governo do nosso país.

Durante os combates da Revolução Farroupilha, os gaúchos mostraram muita coragem e bravura: Davi Canabarro, Gomes Jardim, Antônio de Souza Neto (General Neto), Lucas de Oliveira e muitos outros. Junto com sua esposa Anita, destacou-se também um italiano, lutando ao lado ds farroupilhas: José Garibaldi.

A guerra dos farrapos foi um acontecimento importante na história do nosso Estado. O dia 20 de setembro é comemorado como a Data Farroupilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário